quarta-feira, 5 de outubro de 2011

***Seu cabelo está caindo???***

Não há como fugir: Todo cabelo cai! Segundo os tricologistas, 85% dos fios estão em crescimento constante, enquanto os outros se preparam para cair. É o ciclo normal! As mulheres podem perder, em média, cerca de 50 a 120 fios por dia e a reposição desses fios acontece naturalmente.
O problema surge quando há perda excessiva dos fios, diminuição do volume de cabelo ou falha no couro cabeludo; isso tanto para homens quanto para  mulheres.
Qualquer quadro pode ser revertido, desde que não haja destruição ou atrofia completa dos folículos que dão origem aos fios. Portanto, quando antes o problema for tratado, melhor!
As causas são variadas… Podem ser suas horas extras no trabalho, as cinco escovas progressivas, a menopausa ou seu DNA implacável. E normalmente,  só se nota, quando 30% dos fios foram-se…
Quando o elástico começa a dar mais voltas, é sinal de que algo está errado!
Mas alguns fatores podem induzir a queda excessiva do cabelo. Saiba quais:
O stress é o principal vilão pelo aumento da queda capilar nas  mulheres. As dietas também estão entre os culpados.
De 60 a 90% da matéria-prima do fio é queratina, uma proteína. Já o ferro é fundamental para a oxigenação das células da raiz do cabelo, que precisa das vitaminas B5 e B6 para a produção do fio. Outros elementos merecem também destaque e lugar cativo no seu prato - o zinco e o manganês.
Os hormônios são os grandes responsáveis; pois, qualquer alteração interfere no ciclo do cabelo prejudicando-o intensamente.
Na menopausa, por exemplo, há perda de estrogênio, seu aliado para contrapor os hormônios masculinos, causando perda da densidade dos fios.
Ovários policísticos, pós-parto e alterações no funcionamento da tireóide são outros fatores desencadeantes da queda. Sem falar no excesso de tinturas, oleosidade e outros procedimentos envolvendo química agressiva podem causar dermatites que atacam o bulbo capilar.
Se você se sente “tragada” por um aspirador de pó cada vez que seu cabeleireiro faz escova no seu cabelo, esse movimento repetitivo e forte também pode levar à alopecia de tração, como é chamado o quadro. Isso porque, o bulbo capilar é preso por um músculo muito frágil, que se rompe quando o fio é tracionado. Tenha cuidado com o uso de grampos e tiaras.
Algumas perguntas facilitarão seu diagnóstico para saber se seu caso é preocupante ou não. Responda-as com calma:
1. Quando lava a cabeça caem muitos fios?
2. O ralo do seu chuveiro costuma entupir?
3. Na hora de secar o cabelo, sua escova fica coberta de fios?
4. Você nota que tem perdido muito cabelo pois encontra fios espalhados na roupa ou no travesseiro?
5. Quando toca o cabelo, mesmo que levemente, alguns fios caem?
6. As pontas estão duplas?
7. Os fios que caem estão com a raiz?
8. Os fios estão ásperos ou sem vida?
9. A oleosidade no couro cabeludo aumentou?
10. Como é o crescimento do cabelo: lento, normal ou acelerado?
Alguns alimentos podem tornar os cabelos mais sedosos, brilhantes e fortes. Ingerindo um copo de vitamina todos os dias, você e seus cabelos vão ficar muito mais bonitos.

Você vai precisar de:
  • Maçã
  • Banana
  • Cenoura
  • Beterraba
  • Poupa de açaí
  • Castanha do Brasil
  • Farinha de linhaça dourada
  • Chá de gergelim
  • Flores de capuchinha
  • Oléo de girassol
  • Alga kumbú
  • Leite de soja
  • Liquidificador

Tempo Estimado: 15 minutos
Nível de Dificuldade: Fácil
Preparo:
Corte uma maçã, lavada, pela metade e depois em pedaços maiores, com casca e coloque no liquidificador. Acrescente meia banana, duas colheres de sopa de polpa de açaí, meia castanha do Brasil ralada, uma colher de sobremesa de farinha de linhaça dourada, uma colher de chá de gergelim, cinco flores de capuchinha, uma colher de sobremesa de cenoura e de beterraba raladas, uma colher de sobremesa de óleo de girassol e uma colher de sobremesa de alga kumbú picada.
Acrescentar um copo de leite de soja e um pouco de água, adequando a quantidade para reduzir a cremosidade da vitamina. Bater por alguns minutos e ingerir imediatamente. 
(Receita prescrita pelo Dr. Alex Botsaris)

Beijinhux...Jê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário